Nesta quinta-feira (25), no Centro de Treinamento de Araranguá (Cetrar), foi realizada uma capacitação voltada a secretários municipais de Agricultura, técnicos e conselheiros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). A ação foi conduzida pela Epagri, em parceria com as secretarias municipais, e faz parte de um ciclo regional de formações que também ocorre na região da Amrec.
O objetivo do encontro foi orientar os participantes sobre o papel e a importância dos Conselhos de Desenvolvimento Rural. Entre os temas abordados estiveram: o que é o conselho, seus princípios democráticos, a formulação e acompanhamento de políticas públicas, além da responsabilidade dos conselheiros em representar comunidades e entidades de forma efetiva.
Cada município da Amesc participou com três representantes: um técnico da Epagri, o secretário de Agricultura ou responsável pela organização do Conselho e um membro da sociedade civil não vinculado à administração municipal.
De acordo com o gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira, essas capacitações acontecem em todo o estado e têm caráter regional. A partir de 2026, a formação passará a ser realizada diretamente em cada município, fortalecendo ainda mais a estrutura e a atuação dos Conselhos.
A iniciativa reforça o compromisso de preparar gestores e representantes para que o trabalho desenvolvido no meio rural seja cada vez mais participativo, democrático e alinhado às necessidades das comunidades.