São quase quatro meses de eventos, um total de dezoito encontros antes da “Grande Noite”. O Baile de Debutantes do Grêmio Fronteira é um evento tradicional não apenas no calendário municipal, mas regional. “De todos os eventos do Grêmio este é o maior, com muitas etapas e ações. E tomou essa proporção, porque saiu de dentro do clube”, explicou Leandro José Roldão Pereira, gerente de marketing do Center Shopping e diretor de marketing do Grêmio Fronteira.
Pereira lembra que a maioria dos encontros acontecem fora do clube e, por conta disso, oportunizam que as famílias e debutantes conheçam parceiros e apoiadores. “Os apoiadores são empresas e empresários que acabam sendo associados ao clube e que tem um vínculo estreito. Todos querem oferecer um benefício às debutantes. Eles recebem as meninas e suas famílias e apresentam seus negócios. Um lado da economia é esse, fomentar as empresas que direta ou indiretamente são ligadas ao clube e seus associados”, disse.
Além disso, para Pereira, evento movimenta ainda a imprensa, restaurantes, salões de beleza e o comércio em geral. “O fomento da economia das lojas que participam é visível. Por si só, esses parceiros do clube já tem um fomento significativo do negócio deles. Depois tem os outros negócios que apoiam os eventos específicos, como salões de beleza, por exemplo”, esclareceu. “Isso acontece de forma direta ou indireta. Movimenta aqueles que são parceiros e até quem não é. Todos acabam sendo impactados”, completou Felipe Balthazar, assessor de comunicação do Grêmio Fronteira e do Center Shopping.
No Center
O Center Shopping é palco para um dos eventos do calendário do Baile de Debutantes. A Exposição de Fotos tem abertura oficial no dia 28 de agosto, a partir das 20h. “A gente faz o lançamento da exposição e recebemos as meninas para um jantar no restaurante Dallas Grill. É tradicionalmente um buffet de sopas”, explicou Pereira. “Desde que o Shopping inaugurou começou essa parceria. Virou uma tradição. É uma parceria que está se fortalecendo”, complementou Balthazar.
Com a visita das famílias e amigos ao shopping para ver a exposição das debutantes, que permanece no local por três semanas, o empreendimento acaba registrando movimento. “Naturalmente, as pessoas acabam indo à praça de alimentação, ao cinema ou às lojas e consumindo produtos e serviços”, explicou Leandro.
Um evento que se mantém
Para Leandro, mesmo em um período de retomada da economia no qual muitas pessoas querem economizar, o Baile de Debutantes se mantém. “A tradição é forte. O Baile é planejado. O grande segredo para a economia é o planejamento. O Baile de Debutantes é previsto com antecedência. Então, hoje as pessoas ligadas ao evento tem muita clareza sobre tudo que vai acontecer. E aí não tem crise neste momento”, disse.
Sem movimento significativo para o comércio?
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araranguá, Luiz Gonzaga Pereira, o Baile de Debutantes não mexe muito com a economia do comércio local. “Acho que ele não um reflexo direto, por se tratar de um evento muito restrito. Existe um envolvimento maior da debutante e da família dela. Então, com relação ao comércio não tem nada muito relevante”, disse.
Gonzaga pontuou que, atualmente, o consumo mais qualificado e, por conta disso, as pessoas normalmente já tem ou compram roupas, calçados e acessórios para mais de um uso. “Ou seja, elas não compram especificamente para o Baile de Debutantes”, explicou. O presidente destacou ainda que, antigamente, o Baile de Debutantes não só movimentava mais o comércio como toda a sociedade. “Temos que entender que o Baile para o comércio é legal, mas não tem impacto de data como Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Natal. Nem próximo disso”, pontuou.
O presidente da CDL esclareceu ainda que torce para que se achem soluções que incentivem cada vez mais a participação da juventude. “Socialmente a gente torce, porque é uma coisa bonita e interessante. Quero parabenizar a quem consegue manter este belo evento. O Baile de Debutantes está num contraponto em relação às práticas sociais que a gente tem hoje em dia”, finalizou.