• Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
  1. Home
  2. Imprensa livre
  3. Advogado comenta proposta que impõe limite de emissão sonora para igrejas

Imprensa livre

Advogado comenta proposta que impõe limite de emissão sonora para igrejas

Intuito maior é cessar a perturbação dentro dos bairros considerados residenciais, mas a lei valerá para todas igrejas, independente da área que estiver localizada  

Rotineiramente são registrados diversos problemas envolvendo igrejas e suas vizinhanças e em alguns casos os templos religiosos são condenados pelo abuso de emissão sonora. Recentemente em Santa Catarina uma igreja foi condenada a indenizar uma vizinha por perturbação de sossego no valor de R$ 15 mil. Essa realidade pode mudar e as penalidades podem se tornar mais ‘duras’, afirma o advogado criminalista Diego Campos Maciel.

Segundo o criminalista o senado está discutindo um projeto de lei que estabelecerá parâmetros de barulho permitidos para cultos e demais celebrações religiosas. Se aprovada no senado e sancionada pelo Presidente da República a medida deverá obrigar igrejas a construírem um isolamento acústico. “A proposta é do deputado Carlos Gomes, do Rio Grande do Sul e ela estabelece normas para as igrejas. As manifestações religiosas não deverão ultrapassar 85 decibéis nos templos em zonas industriais, 80 decibéis em zonas comerciais e 75 decibéis em áreas residenciais durante o dia e a noite os decibéis devem ser reduzidos em 10 decibéis em cada uma das áreas”, pontua o advogado.

A criação da nova lei, que estabelece novas normativas nasce ao encontro das leis que penaliza a perturbação de sossego alheio e a poluição sonora, estas, que segundo Diego, são diferenciadas uma das outras. “A perturbação é enquadrada como um crime menor e a poluição sonora é um crime ambiental. A perturbação é o incomodo da rotina diária das pessoas, sendo a poluição um barulho ou som que cause qualquer tipo de dano a vida dos humanos ou de quaisquer animais”.

Texto: Eduardo Souza

 

Músicas que denigrem a mulher! Anterior

Músicas que denigrem a mulher!

Mega estrutura | Grêmio Fronteira inicia obras do campo de grama sintética Próximo

Mega estrutura | Grêmio Fronteira inicia obras do campo de grama sintética

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.