O coordenador da Defesa Civil de Araranguá, Afrânio Ronconi, participou nesta quarta-feira, dia 3, em Tubarão, do anúncio de um pacote histórico de investimentos em Proteção e Defesa Civil para a região Sul. A iniciativa foi apresentada pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
A Amesc será contemplada com 111 kits de pontes e 25 cabeceiras, totalizando R$ 22.404.031,62 em investimentos. Desse total, quatro kits serão destinados a Araranguá para a substituição de pontes de madeira por estruturas de concreto, sendo uma na localidade de Volta do Silveira, duas na região do Pontão e uma no Balneário Ilhas.
Os recursos incluem ainda caminhões-pipa, estações hidrometeorológicas, kits completos de proteção para as defesas civis municipais e ações estratégicas de desassoreamento, além de assegurar o restabelecimento integral dos acessos na região.
O objetivo do investimento é garantir acessos mais seguros, fortalecer a infraestrutura viária e ampliar a capacidade de resposta dos municípios diante de eventos climáticos, consolidando a recuperação completa das áreas afetadas.
Em Araranguá, ainda nesta semana, a Defesa Civil instalou uma unidade hidrológica. O equipamento tem como finalidade o monitoramento da vazão do rio, da velocidade do vento e do nível da água, contribuindo de forma direta para ações de prevenção, alerta e segurança da população.