• Terça-feira, 19 de Maio de 2026
  1. Home
  2. Política
  3. Mais energia para os catarinenses: aprovado PL de apoio as cooperativas e concessionárias de energia

Política

Mais energia para os catarinenses: aprovado PL de apoio as cooperativas e concessionárias de energia

Proposto por Zé Milton e acatado pelo Governo do Estado o projeto assegura o crédito presumido de 20% do ICMS para investimentos no setor.

Nesta terça-feira (19), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Projeto de Lei 500/2023, de origem do executivo, que visa fortalecer e expandir e melhorar as redes elétricas nas áreas rurais do estado.

O projeto que atende uma reivindicação da FRENCOOP, presidida pelo deputado Zé Milton, propõe a inclusão de um dispositivo na legislação estadual para conceder benefícios as cooperativas e concessionárias de energia para impulsionar investimentos na construção e ampliação das redes elétricas. “No projeto original constava apenas as cooperativas, então apresentamos uma emenda acrescentando as concessionárias para assegurar que todos os catarinenses fossem beneficiados com o projeto”, comentou Zé Milton.

O destaque do PL é a criação de um crédito presumido de até 20% do ICMS anual, direcionado às cooperativas e concessionárias, para financiar a construção de subestações, linhas de transmissão e instalação e melhoria das redes trifásicas. Ações estas que para o deputado Zé Milton beneficiarão todo o estado, em especial os pequenos municípios e as áreas rurais. “Ao oferecer esse incentivo fiscal, o Estado estará fomentando investimentos importantes para a melhoria da qualidade energética, resultando em um fornecimento de energia mais eficiente e estável, permitindo que empresas e agricultores instalem equipamentos modernos, ampliem suas produções e evitando quedas de energia que causam prejuízos”, declarou.

Além disso, Zé Milton enfatiza que as melhorias beneficiarão diretamente setores como a produção de leite, suinocultura, avicultura e piscicultura. “Essas atividades dependem intensivamente de energia elétrica, e nosso objetivo é proporcionar condições mais favoráveis para o crescimento da nossa agropecuária e dos pequenos municípios”, finalizou o parlamentar ao citar que a aprovação fortalece um setor, que atende mais de 1 milhão de catarinenses e leva energia a mais de 277 mil propriedades instaladas nas áreas rurais e no interior do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Deputado Zé Milton

Araranguá recebe novas réguas para monitoramento do rio Próximo

Araranguá recebe novas réguas para monitoramento do rio

Polícia Militar apreende drogas com auxílio de cão farejador na 'Favela do UCCA' Anterior

Polícia Militar apreende drogas com auxílio de cão farejador na 'Favela do UCCA'

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.