A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, por meio da vigilância epidemiológica, reforçou na última semana as estratégias de prevenção e combate ao Aedes Aegypti por meio da aplicação da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).
A ação tem como objetivo combater o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, especialmente em locais com grande circulação de pessoas.
A BRI consiste na aplicação de inseticida residual nas paredes internas de imóveis estratégicos. O produto permanece ativo por um período prolongado e, ao pousar nessas superfícies, o mosquito entra em contato com o inseticida e é eliminado. A técnica é considerada segura para pessoas, animais domésticos e para o meio ambiente, além de apresentar efeito repelente.
No município, os agentes de endemias realizaram a Borrifação Residual Intradomiciliar em unidades da administração pública e a medida integra o conjunto de ações adotadas para dificultar a circulação do vetor e evitar a transmissão de doenças.
“Reforçamos que a melhor e mais eficaz forma de prevenção ainda é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, registra a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.
A Secretaria de Saúde destaca que, apesar da eficácia da BRI, a forma mais importante de prevenção continua sendo o cuidado preventivo de todos. Manter caixas d’água vedadas, evitar água parada e descartar corretamente resíduos que possam acumular água são atitudes essenciais para que a população contribua no combate ao Aedes aegypti.