• Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025
  1. Home
  2. Política
  3. Câmara de Araranguá realiza 58ª sessão ordinária com aprovação de projetos e deliberações

Política

Câmara de Araranguá realiza 58ª sessão ordinária com aprovação de projetos e deliberações

A Câmara de Vereadores de Araranguá realizou, na noite de quarta-feira, 12, a 58ª sessão ordinária do ano, marcada pela análise e votação de projetos, anteprojetos, pedidos de informação, requerimentos e indicações. A reunião contou com a presença da coordenadora-geral da ONG Educamar, Suelen Santos Hilário, que ocupou o espaço de fala para apresentar o início das atividades do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas. Também acompanharam a sessão o subtenente Gibran Grechi, da Polícia Ambiental, e o major Jihorgenes Borges, do Corpo de Bombeiros.

Entre as matérias apreciadas, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 123/2025, de autoria do vereador Paulinho Souza, que altera a denominação do palco localizado no Jardim Alcebíades Seara, que passa a se chamar Espaço Cultural Joelson Mendes de Medeiros “Xororó”. Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 126/2025, de Joel Casagrande, que modifica a Lei Municipal nº 1592/95, proibindo a alteração de denominação de ruas, praças, escolas, colégios e demais bens públicos, salvo nos casos devidamente comprovados de duplicidade de nomes que possam causar confusão na identificação de logradouros públicos ou prejudicar a prestação de serviços essenciais.

Entre os anteprojetos, destacam-se o Anteprojeto nº 074/2025, do vereador Douglas Michels, que institui políticas públicas de prevenção e combate à sexualização infantil em redes sociais; o Anteprojeto nº 107/2025, de Evandro Conceição, que propõe a instalação de câmeras de áudio e vídeo nos ônibus escolares da rede municipal; e o Anteprojeto nº 116/2025, do vereador Samuca, que cria o Programa Empreendedorismo e Desburocratização (PED), voltado à facilitação de processos para pequenos negócios e criação da Sala do Empreendedor.

Os requerimentos trataram de demandas como instalação de rede elétrica, realização temporária de rondas policiais ostensivas no Bairro Cidade Alta, entre a Praça Cesáreo Cibien e a Avenida João Goulart, garantindo assim maior segurança dos moradores e comerciantes, e a realização de audiência pública sobre a crise da rizicultura e da cadeia leiteira em Santa Catarina, no dia 27 novembro às 10h30m na sede da ACIVA - Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense.

Já as indicações apresentadas pelos parlamentares abordaram melhorias em infraestrutura urbana, como pavimentações, manutenção de vias, iluminação pública, limpeza de áreas, e propostas voltadas à segurança e ao desenvolvimento local.

A íntegra das matérias e deliberações pode ser conferida em www.cmva.sc.gov.br

Coordenadora da ONG Educamar apresenta início das atividades do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas Próximo

Coordenadora da ONG Educamar apresenta início das atividades do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Pelotas

Clubes de Mães de Balneário Arroio do Silva encerram as atividades do ano com exposição dos trabalhos Anterior

Clubes de Mães de Balneário Arroio do Silva encerram as atividades do ano com exposição dos trabalhos

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.