O município de Turvo comemorou o Dia da Árvore e a chegada da Primavera com o projeto “Turvo Mais Verde”, que distribuiu e plantou 4.500 mudas de árvores nativas e frutíferas. A iniciativa contou com grande participação da comunidade, Defesa Civil e escolas e estudantes, reforçando o compromisso coletivo com a preservação ambiental.
Nesta quarta, dia 24 de setembro, alunos participaram de um projeto de plantio em área verde no loteamento do Clésio, atividade que uniu educação ambiental e prática, estimulando nas crianças o cuidado com a natureza desde cedo. Participaram estudantes da escola São Luiz, São Braz, CEI Maria das Dores e EEBM Laurita Manfredini
A população também recebeu mudas na Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, com o apoio do Projeto Separe e da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que auxiliou na logística de distribuição.
Foram entregues diversas espécies, contemplando árvores nativas e frutíferas, como pitanga, ipê amarelo, ipê roxo, ipê rosa, gabiroba, cerejeira, palmeira juçara, entre outras. A diversidade de mudas garantiu que cada família pudesse escolher plantas adequadas para o plantio em quintais, áreas rurais e espaços públicos.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jailton Castanha, e a diretora de Meio Ambiente, Vera Lúcia Tonetto Miguel, destacaram o sucesso da ação. “Conseguimos distribuir todas as mudas previstas, alcançando um número expressivo de famílias e envolvendo a comunidade escolar. Essas iniciativas reafirmam o compromisso de Turvo com o meio ambiente e incentivam práticas sustentáveis no dia a dia”.
O prefeito, Heriberto Afonso Schmidt e o vice Laerte Casagrande, analisam que com a adesão da comunidade e o esgotamento das mudas distribuídas, o projeto “Turvo Mais Verde” cumpriu seu objetivo de mobilizar, conscientizar e plantar esperança em forma de árvores, deixando um legado de sustentabilidade para as futuras gerações.