• Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025
  1. Home
  2. Segurança
  3. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão de prontidão para possíveis ocorrências do ciclone

Segurança

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão de prontidão para possíveis ocorrências do ciclone

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informa que está em estado de prontidão diante da previsão de chuvas intensas e da possibilidade de formação de um ciclone que pode atingir a região Sul do Estado entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8).

As equipes e quartéis do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM), que abrangem os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), estão em prontidão para as possíveis ocorrências que possam surgir. O atendimento emergencial 24 horas segue normalmente pelo 193. A Força-Tarefa (FT), um grupo especializado formado por bombeiros treinados para atuar e prestar apoio em grandes desastres e emergências complexas, do 4º BBM está em situação de sobreaviso. Os equipamentos de corte de árvores estão testados e abastecidos para uso, e há lonas disponíveis apenas para imóveis atingidos após o evento climático.

Reforçamos que os mantimentos e materiais de apoio, como lonas e outros utensílios de cobertura, serão destinados exclusivamente às famílias que vierem a ser afetadas após a ocorrência da tempestade. Antes do evento climático, não haverá distribuição desses materiais, pois nossa prioridade será atender, de forma ágil e organizada, as pessoas que realmente tiverem danos em suas residências.

Orientação importante sobre o uso de lonas: pedimos que as pessoas não subam em telhados para colocar lonas, por conta do risco elevado de quedas e acidentes. Prefira alternativas que evitem subir ao telhado: por exemplo, utilizar cordas longas, varas adequadas ou, quando possível, arremessar uma linha com um pequeno peso nas pontas da lona para posicioná-la a partir do solo e amarrá-la com segurança.

Pedimos à população que mantenha a calma, acompanhe os canais oficiais de informação e evite áreas de risco. “A nossa instituição segue integrada com a Defesa Civil, prefeituras, órgãos públicos e entidades privadas para a melhor resposta a possíveis desastres”, ressalta o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira.

Em caso de emergência, ligue 193 para o Corpo de Bombeiros Militar ou 199 para a Defesa Civil.

Defesas Civis da AMESC em alerta máxima: região se prepara para ventos intensos e chuva volumosa Próximo

Defesas Civis da AMESC em alerta máxima: região se prepara para ventos intensos e chuva volumosa

Prefeito de Araranguá faz alinhamento com forças de segurança Anterior

Prefeito de Araranguá faz alinhamento com forças de segurança

Inscreva-se em nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades.